segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A HISTÓRIA DO TEAR NO BRASIL

Para falarmos da história do tear no Brasil, Temos, necessariamente, que falarmos da própria ocupaçãoção do solo brasileiro, possibilitado pela penetração das capitanias e pelos ciclos de extração, notadamente o do ouro nas Minas Gerais no século XVIII.
Minas Gerais foi a região brasileira que mais absorveu a arte de tecer manualmente e desenvolveu características próprias, porém conservou a tradição trazida pelos colonizadores portugueses. Tal influência marcou de forma fundamental o povo dessa região e formou uma cultura própria e peculiar: a do "caipira". Através do Tear fez-se possível a confecção de roupas tecidas em algodão e lã, as quais serviam para a lida no campo e até mesmo para os dias de festa. A atividade de tecer era inteiramente rudimentar, começando pelo plantio do algodão cru e ganga, que, depois de colhido, era descaroçado num descaroçador manual, cardado e fiado. O tingimento dos fios se dava pela utilização de cascas e raízes, dentre elas o Anil (azul), a Sandra d'água (vermelho) e a Caparosa com pau-brasil (preto), entre outras.

Na atualidade, a tecelagem enriquece a produção cultural do Brasil, desenvolvendo linguagem própria e atuando com grande expressividade; a tecelagem transcende a mera artesania e se insere conceitualmente na manifestação da arte popular contemporânea. Ela ainda mantêm seu caráter interativo com as linguagens artísticas, sem abandonar a rica relação entre o saber fazer e o saber pensar.

Em nossos dias, continuamos com as etapas na produção de nossos tecidos, quais sejam: obtenção, fiação, tingimento, preparação do urdume e tramagem e, finalmente, tecelagem.

3 comentários:

Alexandre Heberte disse...

Parabéns pelo trabalho de divulgação. Amo a tecelagem manual.

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar pelo Blog, está muito bom, irei colocar no links úteis do Portal Barueri Na Web, se possível de essa força também e acesse nosso Blog-http://www.baruerinaweb.com.br. Agradeço desde já , um grande abraço e sucesso sempre!

Unknown disse...

Temos um grupo de pessoas da comunidade de Pirabeiraba que estão aprendendo e aperfeiçoando a arte da tecelagem manual. Tudo começou com um projeto social voluntario para gerar trabalho e renda a pessoas carentes e hoje se tornou um programa governamental. A Prefeitura de Joinville abraçou o projeto. Nâo traalhamos somente a arte de tear, como a cultura local. Estamos com atelie de tear dentro de um espaço tombado como patrimnio publico. Isso é otimo. Agrega mais valor aos produtos!
Parabens pelo blog!
Bjk da Jaq